Hostname: page-component-cd9895bd7-lnqnp Total loading time: 0 Render date: 2025-01-05T15:20:51.354Z Has data issue: false hasContentIssue false

As Soluções Brasileiras na Extinção do Tráfico Negreiro

Published online by Cambridge University Press:  02 January 2018

Luís Henrique Dios Tavares*
Affiliation:
Arquivo do Estado da Bahía, Brasil

Extract

O Brasil esteve solucionando o grave problema do tráfico negreiro de, pelo menos, 1815 a 1854. Ou seja: do Tratado que Portugal assinou com a Inglaterra em Janeiro de 1815, as medidas práticas que o Brasil adotou em decorréncia da Lei antitráfico de 1850. Nesse decurso de trinta e nove anos, largos e puxados trinta e nove anos, o jovem Brasil passou da condicáo de Colonia para a de país livre, o seu regime monárquico constitucional experimentou os arrancos e desequilibrios da deposigáo de Pedro I, das Regencias Trinas e Unas, dos varios movimentos federalistas, das muitas insurreigoes de escravos e do golpe de Estado que antecedeu a entrega do Trono ao pequeño príncipe D. Pedro. Igualmente, nesse mesmo período, o seu quadro económico se ampliou no sentido da maior complexidade da produgáo agraria e das atividades do comercio. E o poder político afinal definido ficou ñas maos dos senhores de escravos senhores do café, do acucar, do algodáo, do fumo — com a coparticipagáo dos senhores das minas, das fazendas de gado e do alto comercio de exportagáo e importaçáo.

Type
Research Article
Copyright
Copyright © University of Miami 1967

Access options

Get access to the full version of this content by using one of the access options below. (Log in options will check for institutional or personal access. Content may require purchase if you do not have access.)