Hostname: page-component-745bb68f8f-5r2nc Total loading time: 0 Render date: 2025-01-23T06:34:31.472Z Has data issue: false hasContentIssue false

A Sociologia e a Realidade Latino-Americana em Mudanca

Published online by Cambridge University Press:  03 January 2018

Extract

A dissertação que aqui se tenta é, em muito, um processo de raciocinio “em voz alta”. Não tem pretensSes académicas. Nem se pretende um ensaio. Dentro de urna perspectiva dinámica — no modo de ser um processo e Não um molde ou esquema rígido, sendo mais um planejamento do que um plano acabado — é assim que gostaria de ser lido. E, se for o caso, criticado. Alias, urna assim dinámica perspetiva e um tal raciocinio sempre em processo áberto, solícito e experimental seriam ao meu ver o colorido e o modus mais adequado ao trabalho e ao pensar do cientista social. Áquele que se dispSe a trabalhar na invevstigacáo impulsionado por urna fértil “imaginação sociológica”.

Type
Research Article
Copyright
Copyright © University of Miami 1963

Access options

Get access to the full version of this content by using one of the access options below. (Log in options will check for institutional or personal access. Content may require purchase if you do not have access.)

References

1 No tratamento dessa expressáo e de suas “promessas” — aquela, sua proposta, e estas, suas (e nossas) esperanzas — C. Wright Mills (La imaginación sociológica, México, 1961) desenvolveu felicíssimas colocacóes. Infelizmente, nao posso agora me deter nesse assunto. Mas devo voltar ao mesmo.

2 E com isto facó urna sugestáo. Mas só me atrevo a fazé-lo aqueles companheiros que, vestidos de compromisso histórico — e nao de “moda” intelectual — se dispóem agora á compaixao pelo social. E nao apenas á investigacáo ( = exploragáo) do social. Gilberto Freyre deve ser nao lido apenas, mas relido. Ou melhor, reestudado.

3 Cf. Freyre, Gilberto, “Saudando a um poeta,” Diario de Pernambuco, Recife, 1962.Google Scholar

4 Dialética do conhecimento (Sao Paulo, 1960).

5 Em colaboracSo com o Prof. Levy Cruz, Centro Regional de Pesquisas Educacionais do Recife, Divisáo de Estudos e Pesquisas Sociais, “Informe para o Centro de Investigaciones Sociales A. C. (CISAC), México”, Recife, inédito, 1962.

6 “The Social Sciences: Parochial or Cosmopolitan,” Items (Social Science Research Council, New York), XV, 4 (December, 1961).

7 Gilberto Freyre, Sociología (Rio dé Janeiro, 1957).

8 Assim serao os beatos, os quilombos, os cangaceíros, no Nordeste brasileiro. Haveria um filáo de sentido histórico a ligar essas formas e aqueles eventos? E para onde aponta nos tempos presentes o vetor de nossos destinos, feito em contrapostos nos sertóes do cangago, ñas resistencias quilombolanas, ñas profecías dos Conselheiros?

Tais indagacoes podem assumir para nos uma significagáo mesmo de sobrevivencia. E devem ser encaradas — e tanto quanto possível respondidas e em diálogo — pelos homens e grupos de estudo. Mas também pelos homens e grupos de acáo. Por todos os que hoje assumen posigoes de comando da reflexáo ou da agáo social. Mas tamben em diálogo com o povo, ésse que pelo menos precisa assumir melhor consciéncia de seu passado, de seus designios, de sua dignidade histórica. A tarefa do religmento com o passado auténtico é de certos quadros profissionais — mas é igualmente coletiva.

9 Deixo de me referir, porque ésses se ressaltam, aqueles que em certo sentido “se antecipam” apesar do tempo de sua geragáo.